top of page
Livro 1

Supostos "viajantes do tempo"

John Titor foi um nome usado em vários fóruns e chats de internet entre 2000 e 2001 por um internauta que alegava ser um viajante no tempo do ano de 2036. Ele postou diversas previsões (algumas vagas, outras bem específicas) sobre eventos que aconteceriam num futuro próximo, entre 2004 e 2036. Descreveu, inclusive, um cenário de caos e guerra no qual os Estados Unidos dividiram-se em cinco regiões menores, com o meio ambiente e a infraestrutura devastados por um ataque nuclear e várias potências dizimadas

​

Até hoje, a história tem sido recontada, incluindo o livro "John Titor: A Time Traveler's Tale" (2003), a peça "Time Traveler Zero Zero" e a franquia japonesa "Steins Gate" (2009), que inclui um romance, um mangá e um anime. Titor também foi assunto de discussões no programa de rádio Coast to Coast AM. Sua história pode ser considerada única por ter atingido uma considerável repercussão a partir de um fórum de discussão.

​

O caso também gerou um amplo ceticismo. Muitas falhas foram observadas em diversos aspectos da história, incluindo previsões fracassadas, inconsistências e problemas com a tecnologia. Isto levou à conclusão de que a história se tratava de uma mentira, bem elaborada. O prestigiado jornal britânico The Daily Telegraph, num artigo de 2009, sugeriu que Titor poderia ter sido um personagem criado pelos irmãos Larry e John Haber, respectivamente um advogado e um cientista da computação. Outros suspeitos também foram cogitados.

​

Para saber mais sobre John Titor visite uma página criada sobre o suposto "viajante do tempo através deste link: John Titor World

A internet é um campo fértil para disseminar "teorias da conspiração" e a possibilidade de se viajar no tempo deu origem a dezenas de lendas. Confira algumas delas.

John Titor, o mais famoso viajante do tempo

O viajante do tempo hipster

A foto acima foi tirada na reabertura da ponte Fork South Bridge, após inundação em novembro de 1940, no Canadá. O que chama mais atenção na imagem exposta em um museu local é a presença de um homem de óculos escuros e roupas que ainda não eram populares naquela época. Outro detalhe é uma câmera com teleobjetiva em suas mãos, equipamento que ainda não havia sido inventado na época.

​

A fotografia está exposta no museu "Bralorne Pioneer", de British Columbia, como parte da exposição "Their Past Lives Here", inaugurada em 2004. A presença do "viajante do tempo", entretanto, só foi notada muito tempo depois.

Suposta viajante em filme de Charlie Chaplin

Esta cena ficou famosa há alguns anos, quando o cineasta George Clark notou uma senhora que parecia falar ao telefone. Mas seria mesmo um celular?

​

Nem é preciso dizer que, em 1928, não haviam celulares, nem aparelhos auditivos. Caso tivesse algum problema de audição, a senhorinha teria que usar uma espécie de corneta feita com chifre de animal. Qual seria o segredo deste dilema?

O incidente Muberly-Jourdain

Segundo os relatos de Eleanor Jourdain e Charlotte Anne Moberly, elas viajaram para o passado enquanto estavam visitando o Petit Trianon. As estudantes contaram que estiveram no local durante a Revolução Francesa e viram Maria Antonieta, o Conde de Vaudreuil e outras personalidades. História bem parecida com a de "Conexão Hirsch", não?

O incidente Muberly-Jourdain

Uma moça é flagrada ao celular, ao deixar fábrica em Massachusetts (EUA). Algo normal, caso a gravação não tivesse sido realizada no ano de 1938. Identificada pelo neto, a moça de 17 anos chamava-se Gertrude Jones e seu caso permanece indecifrado.

Incidente do Marechal Robert Victor Goddard

Ao inspecionar um aeroporto chamado Drem, o comandante Robert Victor Goddard encontrou o local completamente abandonado. Subitamente, o mau tempo deu lugar a um dia claro de sol e o campo abandonado voltou a ser novo, como em sua inauguração. Os mecânicos vestiam uniformes azuis. Havia duas aeronaves na pista. Quatro anos depois daquele episódio, a RAF começou a pintar os seus aviões de amarelo. Os uniformes passaram a ser azuis. Alucinação ou viagem no tempo?

Em uma cena de "Fort Apache", de John Wayne, Henry Fonda contracena com Shirley Temple com um celular na mão. Algo trivial para um filme de faroeste lançado em 1948, não?

Henry Fonda com um iphone nas mãos

bottom of page